Clique no X para fechar!

Pagina

Nos Siga No Twitter

Siga o Bode Pedreiro no Twitter

terça-feira, 28 de junho de 2011

Historia da Loja Maçonica Paranapuan n°1447

Histórico da minha amada Loja  
pekeno.jpg
A História da Loja Paranapuan Nº 1447
Este trabalho de pesquisa sobre a fundação da Loja Paranapuan, foi adquirido através da leitura dos Balaústres, Feito pelos ex veneráveis: Salim Jorge Pardauil e Altamiro Macedo Campos, como Também, através dos depoimentos do nosso Ir:. José Coelho da Silva, Patrono da Loja e o Ir:. Cláudio Andrade, Fundador e ex Venerável.
Nossa Loja surgiu do ideal de alguns Maçons residentes na Ilha do Governador e que sonharam em reunir num mesmo local os IIr:. Maçons adormecidos ou não, moradores na ilha, qualquer que fosse a potencia que pertencessem anteriormente.
Assim, tivemos antes de 1951, reuniões de estudos às providencias necessárias à fundação de uma Loja Maçônica na Ilha, Reuniões estas realizadas nos locais mais variados e em diferentes Horários.
O primeiro Trabalho que ficou gravado em balaústre, data de 06 de Maio de 1951, quando se realizou a primeira reunião oficial, às 18 horas na residência do Ir:. Oswaldo Gomes, à Rua Capitão Barbosa nº. 550 – Ilha do Governador.
Reuniram-se os IIr:. Aurélio Feijó, Scylla Bandeira Nery, Oswaldo Gomes, Alfredo Nogueira da Costa, Raymundo Lazaro de Matos Pinho, Carlos da Silva Lara e José Coelho da Silva, que secretariou os trabalhos a fim de serem estudadas as providências necessárias à fundação de uma loja Maçônica na ilha do Governador, realizando uma velha aspiração da família maçônica deste bairro.
Após as explicações dadas pelos IIr:. Aurélio Feijó, Oswaldo Gomes e Alfredo Nogueira da Costa, Familiarizando todos os presentes com o assunto a ser discutido, foi por proposta do Ir:. Alfredo Nogueira da Costa, constituída uma administração provisória para controlar os trabalhos preliminares da loja a ser fundada, e ficou assim constituída:
Presidente:- Aurélio Feijó.
Tesoureiro:- Oswaldo Gomes.
Secretário:- José Coelho da Silva.
A seguir, apresentados e discutidos, foram aprovados as seguintes providências:
1º - Contribuição – por proposta do Ir:. Aurélio Feijó ficou decidido que os IIr:. Considerados da loja, pagarão a importância de Cr$ 5.000,00 ( cinco mil cruzeiros) quantia esta que poderá ser paga de uma só vez ou em prestações.
Serão considerados sócios fundadores os IIr:. Que se inscreverem até seis meses após a sagração do Templo.
2º - Nome da Loja – por proposta do Ir:. Alfredo Nogueira da Costa ficou acertado que a Loja em Homenagem a Ilha do Governador, será registrada com o nome de “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Paranapuan”.
3º - Rito da loja – a Loja adotará o Rito Moderno.
4º - Emblema da Loja – a loja terá como emblema um esquadro e um compasso cruzados, tendo por fundo a silhueta da Ilha, o que não aconteceu, embora constasse da ata de 06 de maio de 1951, tendo sido incluído o mapa da Ilha e ao fundo um felino, em homenagem a este aprazível recanto.
5º - Eleição da Diretoria – a eleição definitiva da Diretoria será realizada no dia da Sagração da Loja.
6º - Medida de ordem Prática – a fim de que possam ter andamento as deliberações tomadas para organização da loja, ficaram resolvidas as seguintes medidas de ordem prática de caráter imediato:
  1. Impressão de talões destinados a recibos de qualquer espécie;
  2. Aquisição de livros de atas e de contabilidade para registro do movimento financeiro já iniciado nesta reunião;
  3. Entendimento com os IIr:. Lourival Santos, Edmundo Artur Franke, Darcy Rodrigues Hungaretti, Florentino Machado Guimarães, Ferreira da Silva, Oswaldo Riedel, Belmiro da Silva, Artur de Souza Figueiredo, Joaquim Fonseca, Saul Garcia Cal, Ulisses de Oliveira Maciel e outros cujos nomes não tinham sido lembrados naquele momento no sentido de ficar decidida a inscrição desses irmãos.
  4. Aquisição da Sede – sobre este ponto serão aguardadas informações mais detalhadas sobre a possibilidade de ser conseguida uma casa nos terrenos da Aeronáutica no Galeão, devendo o Ir:. Presidente procurar o Sereníssimo Grão Mestre do Grande Oriente Unido do Brasil, - Ir:. Proença, para que seja dada sua opinião a respeito e também foi ventilada a hipótese de ser adquirido um terreno já visado, onde seria construída a loja, em caso de não ser possível a primeira sugestão apresentada.
A segunda reunião, foi realizada na residência do Ir:. Aurélio Feijó na Rua Professor Hilarião de rocha, nº. 201 – Ilha do Governador no dia 17 de Junho de 1952 ( um ano depois ) sob a presidência deste e com os seguintes IIr:. : José Coelho da Silva e Oswaldo Gomes, para tratar das providencias assentadas na reunião do dia seis de maio do corrente ano. ( Pela leitura do balaústre, compreende-se que varias outras reuniões foram feitas, porém, não foram anotadas).
O Ir:. Aurélio Feijó comunicou que tendo procurado o Ir:. Proença foi por este informado da situação dos terrenos da Aeronáutica no galeão o qual desaconselhou a obtenção ali de uma casa para a instalação da Loja, conforme pretendíamos. Assim sendo, aconselhou como residente, procurarmos um prédio para alugar em qualquer parte da Ilha, lembrando a antiga sede da Sociedade Beneficente na estrada da Bica. Em vista da exposição feita pelo Ir:. Presidente; resolvemos que seria iniciada a procura da casa. Foi marcada então outra reunião para o dia 24 seguinte na residência do Ir:. Lourival Santos, após haver corrido Tr:. Que arrecadou a Med:. Cun:. De Cr$ 50,00 ( cinqüenta cruzeiros). Secretariou a reunião o Ir:. José Coelho da Silva.
A terceira reunião ocorreu no dia 09 de Fevereiro do ano de 1953 na residência do Ir:. Oswaldo Gomes a Av. Paranapuan nº 320 – Ilha do Governador -, com a presença dos seguintes Ir:. : José Coelho da Silva, Oswaldo Gomes, Carlos da Silveira Lara, Darcy Rodrigues Hungaretti, Lourival Santos, Scylla Bandeira Nery e Theotonio Narciso da Cruz. Em face da ausência do Ir:. Aurélio Feijó, Presidente da Administração provisória para a organização da Loja Paranapuan, foi aclamado para substituí-lo, o Resp:. Ir:. Carlos da Silveira Lara. Pelo Secretário foi lido o Bal:. Do dia 17 de junho de 1952, tendo sido aprovado sem emendas.
A finalidade desta reunião foi a de obter os elementos necessários a regularização de Loja e fazer o levantamento de todos os Maçons residentes na ilha, oriundos de qualquer Potencia maçônica, convidando-os para fortalecer as nossas colunas. Ficou também acertado e concordado por todos por proposta do Ir:. Oswaldo Gomes, a realização de reuniões de 15 em 15 dias nas segundas e quartas feiras de cada mês nas residências dos IIr:. Previamente escolhidos.
A seguir ficou acordado que a próxima reunião será realizada na residência do Resp:. Ir:. Scylla Bandeira Nery , no próximo dia 23 do corrente.
A quarta reunião anotada foi realizada em 23 de fevereiro de 1953 na residência do Resp:. Ir:. Scylla Bandeira Nery a Av. Paranapuan nº. 360 – Ilha do Governador conforme combinado, contando com as presenças dos IIr:. José Coelho da Silva, Darcy Rodrigues Hungaretti, Lourival Santos, Oswaldo Gomes, Florentino Machado Guimarães e Carlos da Silveira Lara. Nesta reunião ficou acertado que o Ir:. Scyla iria tratar da regularização da loja e também foram feitas doações de Livros de atas, presença, carimbos, talonários e etc.
Ficando a próxima reunião marcada par o dia 09 de Março, na residência do Ir:. Darcy Rodrigues Hungaretti. Na data aprazada, ali se reuniram os IIr:. José Coelho da Silva, Scylla Bandeira Nery , Oswaldo Gomes , Darcy Rodrigues Hungaretti e Carlos da Silveira Lara, quando o Ir:. Scylla informou sobre o andamento do regulamento da Loja e a aquisição do terreno destinado a construção do Templo. Nesta reunião o Ir:. José Coelho propôs que os trabalhos da Loja fossem encerrados com uma palavra combinada. O que foi aprovado, tendo sido escolhido a palavra “PERSEVERANÇA”. ( escolha esta que vem sendo perpetuada ao longo dos anos).
E assim, as reuniões foram se realizando 2 vezes por mês, na residência de vários irmãos, sempre buscando a construção do Templo e a regularização da Loja. Muitos outros irmãos foram entrando para o quadro de Obreiros, tais como; Gatão de Melo Bitencourt; Roberto Pimenta de Moraes; Gentil Alves Cardoso; Anton Cecilius Munksgoard; Antonio Augusto Coelho e muitos outros.
Finalmente, após muito trabalho reuniu se a Loja pela primeira vez em seu templo provisório a Rua Sobragi, 68, no dia 18 de Novembro de 1953.
O templo foi construído em um terreno de propriedade do Ir:. Florentino Machado Guimarães.
Neste ínterim, havia sido adquirido o terreno a Rua Jaime Perdigão 183, onde seria construído o Templo definitivo.
O primeiro estatuto da Loja foi registrado no Cartório Castro Meneses, sob o nº. 2990, Livro A2 em 07 de Dezembro de 1953 ( o referido estatuto encontra-se anotado no livro de Ata nº 01, paginas: 78 a 83).

Em 16 de Dezembro de 1953 o sereníssimo Gr:. Mestre e o Gr:. Mestre Adj:. Do Gr:. Or:. Unido, estiveram presentes na sessão e demonstraram grande satisfação por ver recompensados os esforços dos irmãos da Ilha do governador, que em curto espaço de tempo conseguiram erguer o Templo provisório.
A eleição para a Administração da loja para o período 1954/1955 ( Primeira administração da Loja Paranapuan no seu templo provisório a Rua Sobragi ) foi realizada em 29 de Maio de 1954, sendo eleitos:
Vem:. Mestre:. Oswaldo Gomes
1º Vig:. Carlos da Silveira Lara
2º Vig:. Lourival Santos
Orador:. Scylla Bandeira Nery
Séc:. Roberto Pimenta de Moraes
Tes:. José Coelho da Silva
Chanc:. Darcy Rodrigues Hungaretti.
Que tomaram posse em 17 de julho de 1954 em magnífica Sessão presidida pelo Gr:. Mestre do Gr:.Or:. Unido e com a presença de delegações de varias lojas, inclusive de outros estados.
Sagração do Templo:
Nesta reunião com a presença do Grão Mestre foi o templo considerado sagrado.
As reuniões foram se realizando normalmente e as colunas foram se abrilhantando com a entrada de outros IIr:. Adormecidos.
A primeira Sessão de iniciação foi realizada em 26 de Junho de 1955 sendo iniciados na Ordem os profanos: Paulo Nogueira de Andrade e Arnaldo dos Santos Cabral Sacadura ( Livro 02 pagina 80).
A primeira reunião sobre os auspícios do Gr:. Or:. Do Brasil, foi realizada em 09 de Janeiro de 1957.
O lançamento da Pedra fundamental do novo Templo definitivo a rua Jaime Perdigão, lote 11, foi em 09 de Dezembro de 1961 e o inicio da construção com presença de inúmeros IIr:.
Foi em 17 de junho de 1962. O primeiro Vem:. Da Loja foi o Ir:. Oswaldo Gomes.
O nosso Estandarte foi de doação feita cuja confecção foi executada pelo Ir:. Marcio Bandeira Nery, Irmão carnal do Ir:. Scylla e pela sua sogra. ( Bal:. Do dia 03/04/1954)
O aniversário da Loja é comemorado sempre em 17 de junho, data do inicio da construção do Templo definitivo.
Compilado dos primeiros Balaustre da Loja por:
Altamiro Macedo Campos - M:. I:. e Salim Jorge Pardauil - M:. I:.
Digitalizado por: Jano Sarmento de Oliveira M:.I:.

3 comentários:

  1. A loja do Rei do Baião!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso ai, temos muito orgulho deste fato, suas lembranças vivas ali dentro, como as duas acassias plantadas pela suas proprias mãos só faz sua lembrança estar ainda mais viva sempre!

    ResponderExcluir
  3. Caro Irmão, preciso de informações adicionais a respeito de Luiz gonzaga em sua loja. Como faço para entrar em contato com vc de uma maneira privada.

    ResponderExcluir